SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue4Teaching arithmetic at primary schools in the nineteenth century: the memoirs of Humberto de CamposCecilia Meirelles in the Diario de Noticias: the daily struggle for the new school (june1930 to october 1930) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

DAMASCENO, Alberto. Moralidade, vocação, prudência e desvelo: a difícil arte de ser professor primário no Pará imperial (1838-1851). Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.359-370. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.36998.

Este artigo resulta de pesquisa mais ampla sobre a instrução pública no Pará no Segundo Reinado. Sua proposta é investigar a condição do professor primário do ponto de vista dos presidentes da província do Pará, desde o discurso de Soares Andréa em 1838 até a lei 203 de 1851. Abordam-se a ideia que se fazia de um bom professor, a opinião acerca de sua atuação na província e as reais condições em que atuava, já que, em seus relatórios, falas e discursos, os presidentes tratavam do estado geral da instrução, situavam os professores nesse cenário, registravam suas observações mais específicas sobre esses profissionais e seu trabalho, bem como sobre as diretrizes e os requisitos deles exigidos.

Keywords : instrução primária; Império; docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )