SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue4Cecilia Meirelles in the Diario de Noticias: the daily struggle for the new school (june1930 to october 1930)Democracy and Education in the Chilean Educational Reforms of the past 100 years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira  and  SOUZA, Gizele de. Conteúdos e formas de educar a infância catarinense (1910-1935): programas de ensino, métodos, obras didáticas e código disciplinar. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.383-394. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.29459.

O objetivo deste estudo foi analisar conteúdos e formas para educar a infância catarinense que frequentava as escolas públicas primárias - grupos escolares e escolas isoladas - entre os anos de 1910 e 1935, tomando como elementos os programas de ensino, o código disciplinar, as obras didáticas e a indicação do método analítico de leitura e escrita. Dentre as fontes, destacam-se o Programa de ensino das escolas públicas dos anos de 1911/1914, o Regimento Interno dos grupos escolares, os Regulamentos da Instrução Pública de 1911/1914, documentos de legislação, relatórios de dirigentes políticos e educacionais. A metodologia procurou responder às seguintes perguntas: Que elementos materiais e simbólicos compareciam para a educabilidade da infância? Como pensar a multiplicidade de infâncias que habitavam o tempo e o espaço da escola primária?

Keywords : infância; ensino primário; Santa Catarina.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )