SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Cecilia Meirelles no Diario de Noticias: a luta cotidiana pela escola nova (junho de 1930 a outubro de 1930)Democracia e Educação presentes nas Reformas Educacionais Chilenas dos últimos 100 Anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira  e  SOUZA, Gizele de. Conteúdos e formas de educar a infância catarinense (1910-1935): programas de ensino, métodos, obras didáticas e código disciplinar. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.383-394. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.29459.

O objetivo deste estudo foi analisar conteúdos e formas para educar a infância catarinense que frequentava as escolas públicas primárias - grupos escolares e escolas isoladas - entre os anos de 1910 e 1935, tomando como elementos os programas de ensino, o código disciplinar, as obras didáticas e a indicação do método analítico de leitura e escrita. Dentre as fontes, destacam-se o Programa de ensino das escolas públicas dos anos de 1911/1914, o Regimento Interno dos grupos escolares, os Regulamentos da Instrução Pública de 1911/1914, documentos de legislação, relatórios de dirigentes políticos e educacionais. A metodologia procurou responder às seguintes perguntas: Que elementos materiais e simbólicos compareciam para a educabilidade da infância? Como pensar a multiplicidade de infâncias que habitavam o tempo e o espaço da escola primária?

Palavras-chave : infância; ensino primário; Santa Catarina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )