SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Producción de textos y proceso inicial de alfabetizaciónProducción de textos y proceso inicial de alfabetización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SELAU, Bento; DAMIANI, Magda Floriana  y  COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. Estudantes cegos na educação superior: o que fazer com os possíveis obstáculos?. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.431-440. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.28915.

Este trabalho teve como objetivo analisar os obstáculos ou as dificuldades enfrentadas por cegos na educação superior, propondo algumas estratégias que podem ser empreendidas por gestores e professores para a superação desses obstáculos que dificultam a inclusão daqueles. A pesquisa ancorou-se em uma abordagem de natureza qualitativa, assumindo a forma de estudos de casos, nos quais, inicialmente, visou-se identificar quais eram os obstáculos enfrentados pelos sujeitos que dela participaram: oito pessoas cegas, cinco do sexo masculino e três do sexo feminino. Os dados foram coletados por meio de entrevistas narrativas e trabalhados por intermédio do processo de análise textual discursiva. Os achados mostraram a existência dos seguintes obstáculos, para os quais se propuseram possíveis estratégias de superação: 1) concernentes a aspectos institucionais, tendo como estratégia o investimento no ingresso e na permanência do aluno cego; 2) concernentes a relações com professores, tendo como estratégia a adoção de posturas pedagógicas condizentes com a situação de inclusão do estudante cego na educação superior.

Palabras clave : Psicologia da educação; Educação superior; Educação especial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )