SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Estudiantes ciegos en la educación superior: ¿qué hacer con los posibles obstáculos?Praxis educativa para las poblaciones campesinas brasileñas: del ruralismo pedagógico al materialismo histórico-dialéctico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

COSTA, Dania Monteiro Vieira  y  GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Produção de textos e processo inicial de alfabetização. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.441-451. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.32115.

Este artigo objetiva analisar processos de produção de textos no início do ensino fundamental de nove anos com ênfase nos posicionamentos das crianças diante das propostas e dos destinatários escolhidos para seus textos. Reflete sobre as possibilidades de as crianças produzirem textos no início da alfabetização. Constitui-se em uma pesquisa qualitativa com enfoque sócio-histórico e utiliza, como técnica de produção de dados, proposições de produção de textos. Conclui que as crianças constroem seu discurso a partir dos seus interlocutores, anunciando a necessidade de a produção de textos se tornar elemento essencial do processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita na fase inicial de alfabetização.

Palabras clave : alfabetização; produção de textos; ensino fundamental; infância.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )