SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Estudantes cegos na educação superior: o que fazer com os possíveis obstáculos?Práxis educativa para as populações campesinas brasileiras: do ruralismo pedagógico ao materialismo histórico-dialético índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

COSTA, Dania Monteiro Vieira  e  GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Produção de textos e processo inicial de alfabetização. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.441-451. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.32115.

Este artigo objetiva analisar processos de produção de textos no início do ensino fundamental de nove anos com ênfase nos posicionamentos das crianças diante das propostas e dos destinatários escolhidos para seus textos. Reflete sobre as possibilidades de as crianças produzirem textos no início da alfabetização. Constitui-se em uma pesquisa qualitativa com enfoque sócio-histórico e utiliza, como técnica de produção de dados, proposições de produção de textos. Conclui que as crianças constroem seu discurso a partir dos seus interlocutores, anunciando a necessidade de a produção de textos se tornar elemento essencial do processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita na fase inicial de alfabetização.

Palavras-chave : alfabetização; produção de textos; ensino fundamental; infância.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )