SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Producción de textos y proceso inicial de alfabetizaciónCecília Meirelles en El Diario de Noticias: la lucha cotidiana por la escuela nueva (junio de 1930 a octubre de 1930) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SANTOS, Flávio Reis dos  y  BEZERRA NETO, Luiz. Práxis educativa para as populações campesinas brasileiras: do ruralismo pedagógico ao materialismo histórico-dialético. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.453-467. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.31676.

Considerando a trajetória de luta dos movimentos sociais em defesa e na construção de uma educação para as populações campesinas, este artigo tem por objetivos apontar e discutir as possibilidades e limitações da concepção de educação do campo, na medida em que entendemos que essa discussão se torna ainda mais importante quando consideramos que a sociedade capitalista está organizada em classes sociais, havendo amplo domínio da classe que detém os meios de produção sobre aquela que vende a sua força de trabalho para assegurar a própria existência. Tomamos como orientação metodológica os elementos constituintes da análise técnica-documental, visto que esta admite como fontes os livros e escritos científicos bem como leis, resoluções, portarias e pareceres federais, estaduais e municipais. Optamos pela análise técnica-documental, pois os documentos constituem fonte estável e perene de informações, persistem ao longo do tempo e podem ser consultados repetidas vezes, o que proporciona maior estabilidade às conclusões do pesquisador. Constatamos o reconhecimento por parte dos movimentos sociais em defesa de uma educação do campo da importância do conhecimento no processo formativo para as populações campesinas, acampadas e assentadas bem como uma compreensão mais objetiva de sua relevância na luta para a transposição da sociedade capitalista.

Palabras clave : Educação rural; Movimentos sociais; MST; Educação do campo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )