SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue5Progression of the historical knowledge between the elementary school and the high school: a look at the textbook author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ARAUJO, Elisabete Maria de  and  DALLABRIDA, Norberto. Gustave Monod e a renovação do ensino secundário francês. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.475-481. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.30764.

Este artigo tem por objetivo compreender as classes nouvelles, idealizadas pelo educador Gustave Monod e colocadas em marcha no sistema de ensino francês no imediato pós-Segunda Guerra. Para tanto, inicialmente explora a trajetória de Gustave Monod, destacando a sua vinculação à perspectiva pedagógica do Movimento da Escola Nova e a sua participação em organizações políticas de cunho pacifista e antifascista. O foco da análise é colocado sobre a participação decisiva de Monod na criação das classes nouvelles na rede pública de ensino da França, bem como na instituição do Centre International d’Études Pédagogiques (CIEP), na cidade de Sèvres, um espaço transnacional de intercâmbio de experiências de renovação educacional. Para nortear a pesquisa, utilizaram-se as noções de circulação e de apropriação cunhadas pelo historiador Roger Chartier e um corpus empírico formado por artigos e livros de autores franceses e brasileiros. A relevância do presente trabalho deve-se ao fato de que vários brasileiros realizaram estágio no CIEP na década de 1950 e apropriaram-se da experiência das classes nouvelles para produzir o modelo das classes secundárias experimentais que renovou o ensino secundário brasileiro.

Keywords : renovação pedagógica; CIEP; classes secundárias experimentais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )