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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CAIMI, Flávia Eloisa  e  OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. Progressão do conhecimento histórico entre o ensino fundamental e o ensino médio: um olhar sobre o livro didático. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.483-495. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.29864.

O presente estudo aborda o tema da progressão do conhecimento histórico, circunscrevendo-o ao âmbito da transição do ensino fundamental para o ensino médio. Entende-se que a integração dos três níveis de escolarização em uma mesma etapa da educação básica exige que se evoquem critérios de progressão. Com base nesse pressuposto, faz-se uma análise comparada entre oito coleções didáticas de História, com o propósito de investigar as estratégias mobilizadas para garantir a progressão do conhecimento histórico. O foco da análise recai sobre o tema da construção da temporalidade histórica, em virtude da centralidade de tal noção nos processos de ensinar e aprender História. A exposição se organiza em três seções, iniciando com uma breve discussão sobre as características gerais das transições educativas, seguindo com uma revisão da literatura acerca do tema da progressão do conhecimento histórico e finalizando com a abordagem analítica sobre o corpus selecionado. Os resultados preliminares apontam que as obras didáticas tratam a temporalidade histórica predominantemente a partir do tempo físico, repetindo, no ensino médio, praticamente a mesma abordagem desenvolvida no ensino fundamental, o que evidencia limitada preocupação com a progressão e a complexificação do domínio das noções temporais entre os dois segmentos.

Palavras-chave : ensino de história; temporalidade histórica; conhecimento histórico..

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