SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue5Progression of the historical knowledge between the elementary school and the high school: a look at the textbookEducation and liberty: the habitus formation as a fundamental critical element to the theory of emancipation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

PEREIRA, Fábio Inácio  and  MESQUIDA, Peri. Uma abordagem gramsciana da práxis dos jesuítas como intelectuais no Brasil colonial. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.497-503. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.30760.

O presente trabalho pretende refletir sobre a ação do intelectual jesuíta, na perspectiva de Manuel da Nobrega, à luz do conceito de ‘intelectuais’ de Antonio Gramsci. Parte-se do pressuposto de que os padres jesuítas, como intelectuais orgânicos, foram determinantes para a concretização da hegemonia colonizadora portuguesa. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizados: os Cadernos do cárcere de Antonio Gramsci, para discutir o conceito de intelectuais e a sua função orgânica nos grupos hegemônicos; e as Cartas do Brasil de Manuel da Nobrega, que expressou o compromisso do intelectual educador jesuíta com a política educacional da Coroa portuguesa no Brasil. Os textos foram interpretados criticamente e com foco na compreensão do papel que os jesuítas exerceram na formação de quadros a serviço da manutenção da hegemonia. A catequese e a formação indígenas, assim como a de quadros entre os filhos dos colonos, atenderam relativamente aos interesses de formação dos setores fundamentais da hegemonia colonial. Nos colégios, os filhos dos colonos compunham os setores dominantes da sociedade colonial, pois se formavam como intelectuais que ocupariam funções de quadros especializados da Companhia e, também, na administração em favor dos próprios interesses da Coroa para manter a cultura portuguesa.

Keywords : educação; Antonio Gramsci; jesuítas; colonização; intelectuais..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )