SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5Progressão do conhecimento histórico entre o ensino fundamental e o ensino médio: um olhar sobre o livro didáticoEducação e liberdade: a formação do habitus enquanto elemento crítico fundamental à teoria da emancipação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

PEREIRA, Fábio Inácio  e  MESQUIDA, Peri. Uma abordagem gramsciana da práxis dos jesuítas como intelectuais no Brasil colonial. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.497-503. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.30760.

O presente trabalho pretende refletir sobre a ação do intelectual jesuíta, na perspectiva de Manuel da Nobrega, à luz do conceito de ‘intelectuais’ de Antonio Gramsci. Parte-se do pressuposto de que os padres jesuítas, como intelectuais orgânicos, foram determinantes para a concretização da hegemonia colonizadora portuguesa. Para alcançar o objetivo proposto, foram utilizados: os Cadernos do cárcere de Antonio Gramsci, para discutir o conceito de intelectuais e a sua função orgânica nos grupos hegemônicos; e as Cartas do Brasil de Manuel da Nobrega, que expressou o compromisso do intelectual educador jesuíta com a política educacional da Coroa portuguesa no Brasil. Os textos foram interpretados criticamente e com foco na compreensão do papel que os jesuítas exerceram na formação de quadros a serviço da manutenção da hegemonia. A catequese e a formação indígenas, assim como a de quadros entre os filhos dos colonos, atenderam relativamente aos interesses de formação dos setores fundamentais da hegemonia colonial. Nos colégios, os filhos dos colonos compunham os setores dominantes da sociedade colonial, pois se formavam como intelectuais que ocupariam funções de quadros especializados da Companhia e, também, na administração em favor dos próprios interesses da Coroa para manter a cultura portuguesa.

Palavras-chave : educação; Antonio Gramsci; jesuítas; colonização; intelectuais..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )