SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue5A gramscian approach to the jesuits’ practice as intellectuals in colonial Brazil(Dis)placements in the conduction of early grade mathematics teachers in PNAIC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

PLATT, Adreana Dulcina  and  DUTRA, Delamar José Volpato. Educação e liberdade: a formação do habitus enquanto elemento crítico fundamental à teoria da emancipação. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.505-513. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.29849.

O estudo verifica a caminhada cumulativa do sujeito submetido originalmente ao estado da natureza (hominização) para a condição de ‘ser humano’ constituído por elementos da complexidade instrumental e cognitiva (humanização). A educação se torna o eixo de constituição da hominização para a humanização, por meio dos pressupostos de incorporação do habitus de uma natureza humana. Por meio da Teoria Materialista histórica, descreveremos o habitus enquanto o exercício de práticas reiteradas e incorporadas na formação do sujeito, constituindo-se em uma ‘segunda natureza’. Pela Teoria da Emancipação, descrita em Kant e Horkheimer e Adorno, verificaremos o status de libertação dos sujeitos pela incorporação de uma prática inscrita primariamente no mundo da razão (ética e estética) ou pela ação educacional negativa.

Keywords : habitus; teoria da emancipação; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )