SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5Uma abordagem gramsciana da práxis dos jesuítas como intelectuais no Brasil colonial(Des)caminhos na condução do professor que ensina matemática nos anos iniciais a partir do PNAIC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

PLATT, Adreana Dulcina  e  DUTRA, Delamar José Volpato. Educação e liberdade: a formação do habitus enquanto elemento crítico fundamental à teoria da emancipação. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.505-513. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.29849.

O estudo verifica a caminhada cumulativa do sujeito submetido originalmente ao estado da natureza (hominização) para a condição de ‘ser humano’ constituído por elementos da complexidade instrumental e cognitiva (humanização). A educação se torna o eixo de constituição da hominização para a humanização, por meio dos pressupostos de incorporação do habitus de uma natureza humana. Por meio da Teoria Materialista histórica, descreveremos o habitus enquanto o exercício de práticas reiteradas e incorporadas na formação do sujeito, constituindo-se em uma ‘segunda natureza’. Pela Teoria da Emancipação, descrita em Kant e Horkheimer e Adorno, verificaremos o status de libertação dos sujeitos pela incorporação de uma prática inscrita primariamente no mundo da razão (ética e estética) ou pela ação educacional negativa.

Palavras-chave : habitus; teoria da emancipação; educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )