SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5Educação e liberdade: a formação do habitus enquanto elemento crítico fundamental à teoria da emancipaçãoRaça e gênero na educação básica: pesquisando ‘com’ crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

POZZOBON, Marta Cristina Cezar; OLIVEIRA, Cláudio José  e  NEHRING, Cátia Maria. (Des)caminhos na condução do professor que ensina matemática nos anos iniciais a partir do PNAIC. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.515-522. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.29186.

O artigo problematiza a constituição da docência para ensinar matemática nos anos iniciais, a partir de uma política de governo, o Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para as discussões teóricas, tomam-se os estudos foucaultianos, principalmente os conceitos de discurso, jogos de verdade e governo (condução das condutas). O material considerado constitui-se dos Cadernos de Alfabetização Matemática do PNAIC, abrangendo o Caderno 1 - Organização do Trabalho Pedagógico. A partir desse material, os seguintes grupos de análise foram evidenciados: ‘encaminhamentos ao professor na orientação dos alunos, das atividades de sala de aula e dos registros’; ‘orientações pedagógicas a partir das experiências dos alunos’; e ‘consideração das brincadeiras, do brincar e do uso do material manipulável para ensinar matemática’. Ao se examinarem as orientações/prescrições propostas no caderno do PNAIC, pontua-se que, como tantos outros manuais da ‘boa formação’, reafirmam dizeres e fazeres que o professor que ensina matemática deveria seguir para atingir seus objetivos.

Palavras-chave : professor dos anos iniciais; docência; ensino de matemática; PNAIC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )