SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5Raza y género en la educación básica: investigando ‘com’ niñosAlgunas reflexiones de la relación trabajo y educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

FLUMINHAN, Carmem Silvia Lima  y  MURGO, Camélia Santina. Análise da produção científica sobre feedback no ensino de inglês como língua estrangeira na base de dados ERIC. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.533-543. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.30889.

O feedback é uma das ferramentas mais influentes na aprendizagem, ensino, desenvolvimento da autonomia, autoeficácia e desempenho acadêmico. Apesar de ter a sua importância enfatizada por educadores, o que se observa é um número muito restrito de publicações recentemente. Este artigo objetiva verificar em que perspectiva o feedback tem sido estudado, de que forma a sua eficácia é demonstrada para que estudantes e professores alcancem os seus objetivos educacionais. Além disso pretendeu-se identificar possíveis lacunas de estudo e sugerir futuras pesquisas sobre o tema. Para tanto, foram analisados artigos e teses publicados entre 2006 e 2015 sobre o uso do feedback no ensino de inglês como língua estrangeira (EFL), utilizando o banco de dados ERIC. Os resultados foram organizados em seis categorias: o feedback por meio da tecnologia; as diferentes estratégias de feedback em textos escritos; o uso do feedback entre os pares; o feedback corretivo nas interações orais; a expectativa do uso do feedback; e as concepções dos professores acerca da inteligência e suas implicações no oferecimento do feedback. Os resultados revelam que o feedback é uma ferramenta indispensável no processo educativo e desempenha papel central na aprendizagem de uma língua estrangeira.

Palabras clave : EFL; estratégias de feedback; ensino e aprendizagem; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )