Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
FLUMINHAN, Carmem Silvia Lima e MURGO, Camélia Santina. Análise da produção científica sobre feedback no ensino de inglês como língua estrangeira na base de dados ERIC. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.533-543. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.30889.
O feedback é uma das ferramentas mais influentes na aprendizagem, ensino, desenvolvimento da autonomia, autoeficácia e desempenho acadêmico. Apesar de ter a sua importância enfatizada por educadores, o que se observa é um número muito restrito de publicações recentemente. Este artigo objetiva verificar em que perspectiva o feedback tem sido estudado, de que forma a sua eficácia é demonstrada para que estudantes e professores alcancem os seus objetivos educacionais. Além disso pretendeu-se identificar possíveis lacunas de estudo e sugerir futuras pesquisas sobre o tema. Para tanto, foram analisados artigos e teses publicados entre 2006 e 2015 sobre o uso do feedback no ensino de inglês como língua estrangeira (EFL), utilizando o banco de dados ERIC. Os resultados foram organizados em seis categorias: o feedback por meio da tecnologia; as diferentes estratégias de feedback em textos escritos; o uso do feedback entre os pares; o feedback corretivo nas interações orais; a expectativa do uso do feedback; e as concepções dos professores acerca da inteligência e suas implicações no oferecimento do feedback. Os resultados revelam que o feedback é uma ferramenta indispensável no processo educativo e desempenha papel central na aprendizagem de uma língua estrangeira.
Palavras-chave : EFL; estratégias de feedback; ensino e aprendizagem; educação.