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Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

OSTROVSKI, Crizieli Silveira  y  RAITZ, Tânia Regina. Algumas reflexões da relação trabalho e educação. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.545-554. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.27950.

RESUMO. Trata-se de um ensaio teórico que tem como objetivo discutir o conceito de trabalho na relação com a educação, uma vez que se constituem em atividades específicas do homem. Para tanto, fundamenta-se nos pressupostos de Marx (1982) e Marx e Engels (1996) que apresenta o trabalho como uma necessidade natural humana ao realizar o intercâmbio material entre o homem e a natureza. E esta ação é que diferencia os seres humanos dos animais com a capacidade de criar e recriar, projetando sua existência que acontece pela ação consciente do trabalho. No desenvolvimento da temática investe-se na concepção do trabalho como princípio educativo, como valor de uso criador e mantenedor, como promotor das satisfações das necessidades da vida humana. O artigo busca fundamentos teóricos em autores como Marx (1982), Marx e Engels (1996), Saviani (2006, 2007, 2009), Frigotto (2001a, 2001b, 2010, 2011) entre outros. O tema será contextualizado historicamente de acordo com a organização da sociedade, do trabalho e da educação. A abordagem leva em consideração o homem como ser histórico e o trabalho como princípio educativo, consistindo num tema fundamental que não se esgota no contexto epistemológico, social e educacional.

Palabras clave : trabalho como princípio educativo; concepção do trabalho; homem ser histórico.

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