SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número5Algunas reflexiones de la relación trabajo y educaciónFormación continuada: la visión de los profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

DEIMLING, Natalia Neves Macedo  y  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e a questão que envolve a melhoria da qualidade da educação básica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.555-565. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.29677.

Objetivamos neste artigo discutir os impactos do Pibid na melhoria da qualidade da educação básica, sob a ótica daqueles que o compõem. Trata-se de uma das categorias de análise discutidas em uma pesquisa mais ampla, de abordagem qualitativa e que teve na análise documental e na entrevista semiestruturada os principais instrumentos de construção e análise dos dados. As entrevistas aqui analisadas foram realizadas com seis coordenadores, sete professores supervisores, quatro professores colaboradores e 48 alunos bolsistas de quatro subprojetos do Pibid de uma universidade federal brasileira no segundo semestre de 2013. Os resultados mostram que o Pibid, apesar de favorecer a realização de novas e diferentes atividades nas escolas a ele vinculadas, não tem condições de contribuir, por si só, para a melhoria da qualidade da educação básica. Isso ocorre pelo fato de que um programa, de maneira isolada, não tem condições de, sozinho, modificar a realidade educacional brasileira.

Palabras clave : formação de professores; Pibid; qualidade da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )