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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

DEIMLING, Natalia Neves Macedo  e  REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e a questão que envolve a melhoria da qualidade da educação básica. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.5, pp.555-565. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39isuppl.29677.

Objetivamos neste artigo discutir os impactos do Pibid na melhoria da qualidade da educação básica, sob a ótica daqueles que o compõem. Trata-se de uma das categorias de análise discutidas em uma pesquisa mais ampla, de abordagem qualitativa e que teve na análise documental e na entrevista semiestruturada os principais instrumentos de construção e análise dos dados. As entrevistas aqui analisadas foram realizadas com seis coordenadores, sete professores supervisores, quatro professores colaboradores e 48 alunos bolsistas de quatro subprojetos do Pibid de uma universidade federal brasileira no segundo semestre de 2013. Os resultados mostram que o Pibid, apesar de favorecer a realização de novas e diferentes atividades nas escolas a ele vinculadas, não tem condições de contribuir, por si só, para a melhoria da qualidade da educação básica. Isso ocorre pelo fato de que um programa, de maneira isolada, não tem condições de, sozinho, modificar a realidade educacional brasileira.

Palavras-chave : formação de professores; Pibid; qualidade da educação.

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