SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Relationship between continuing education and technological resources in the perception of higher education teachersAccess and permanence in higher education: admission strategies used in the ‘Military School of Campo Grande’ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

PUZIOL, Jeinni Kelly Pereira  and  BARREYRO, Gladys Beatriz. Projeto alfa tuning América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantes. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.3-4.  Epub Jan 02, 2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37338.

Este artigo discute a implementação do projeto Alfa Tuning América Latina (Patal) no Brasil, bem como se, e de que maneira, suas diretrizes foram incorporadas ao contexto da prática das universidades participantes. O referencial teórico está fundamentado no ciclo de políticas (Bowe, & Ball, 1992) e no contexto socioeconômico do modo de produção capitalista (Harvey, 2013), de forma a compreender a relação do Patal com seus contextos de influência, elaboração e prática. A metodologia baseou-se na análise dos documentos e relatórios oficiais do Patal e na realização de entrevistas semiestruturadas com participantes do Patal no Brasil. Os resultados evidenciaram que o Patal faz parte das ações de territorialização, desterritorialização e reterritorialização de políticas de educação superior da União Europeia, que superam fronteiras nacionais a fim de suprir demandas de mercado no cenário de governança multiescalar. No Brasil, o Patal foi introduzido fora dos marcos regulatórios do Estado, sendo acordado a partir de redes políticas entre docentes e universidades, e a implementação de suas diretrizes ocorreu, predominantemente, de forma pontual e discursiva, todavia o Patal pode influir nas políticas nacionais por meio da adoção de conceitos, diagnósticos e metodologias, bem como legitimar outras políticas, especialmente por defender um curriculum organizado em competências.

Keywords : educação superior; governança multiescalar; união europeia; política global..

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )