SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Relación entre la formación continuada y los recursos tecnológicos, en la percepción de profesores de la educación superiorAcceso y permanencia en la educación superior: estrategias de ingreso movilizadas en el ‘Colégio Militar de Campo Grande’ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

PUZIOL, Jeinni Kelly Pereira  y  BARREYRO, Gladys Beatriz. Projeto alfa tuning América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantes. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.3-4.  Epub 02-Ene-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37338.

Este artigo discute a implementação do projeto Alfa Tuning América Latina (Patal) no Brasil, bem como se, e de que maneira, suas diretrizes foram incorporadas ao contexto da prática das universidades participantes. O referencial teórico está fundamentado no ciclo de políticas (Bowe, & Ball, 1992) e no contexto socioeconômico do modo de produção capitalista (Harvey, 2013), de forma a compreender a relação do Patal com seus contextos de influência, elaboração e prática. A metodologia baseou-se na análise dos documentos e relatórios oficiais do Patal e na realização de entrevistas semiestruturadas com participantes do Patal no Brasil. Os resultados evidenciaram que o Patal faz parte das ações de territorialização, desterritorialização e reterritorialização de políticas de educação superior da União Europeia, que superam fronteiras nacionais a fim de suprir demandas de mercado no cenário de governança multiescalar. No Brasil, o Patal foi introduzido fora dos marcos regulatórios do Estado, sendo acordado a partir de redes políticas entre docentes e universidades, e a implementação de suas diretrizes ocorreu, predominantemente, de forma pontual e discursiva, todavia o Patal pode influir nas políticas nacionais por meio da adoção de conceitos, diagnósticos e metodologias, bem como legitimar outras políticas, especialmente por defender um curriculum organizado em competências.

Palabras clave : educação superior; governança multiescalar; união europeia; política global..

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )