SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Relação entre a formação continuada e os recursos tecnológicos, na percepção de professores da educação superiorAcesso e permanência na educação superior: estratégias de ingresso mobilizadas no ‘Colégio Militar de Campo Grande’ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

PUZIOL, Jeinni Kelly Pereira  e  BARREYRO, Gladys Beatriz. Projeto alfa tuning América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantes. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.3-4.  Epub 02-Jan-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37338.

Este artigo discute a implementação do projeto Alfa Tuning América Latina (Patal) no Brasil, bem como se, e de que maneira, suas diretrizes foram incorporadas ao contexto da prática das universidades participantes. O referencial teórico está fundamentado no ciclo de políticas (Bowe, & Ball, 1992) e no contexto socioeconômico do modo de produção capitalista (Harvey, 2013), de forma a compreender a relação do Patal com seus contextos de influência, elaboração e prática. A metodologia baseou-se na análise dos documentos e relatórios oficiais do Patal e na realização de entrevistas semiestruturadas com participantes do Patal no Brasil. Os resultados evidenciaram que o Patal faz parte das ações de territorialização, desterritorialização e reterritorialização de políticas de educação superior da União Europeia, que superam fronteiras nacionais a fim de suprir demandas de mercado no cenário de governança multiescalar. No Brasil, o Patal foi introduzido fora dos marcos regulatórios do Estado, sendo acordado a partir de redes políticas entre docentes e universidades, e a implementação de suas diretrizes ocorreu, predominantemente, de forma pontual e discursiva, todavia o Patal pode influir nas políticas nacionais por meio da adoção de conceitos, diagnósticos e metodologias, bem como legitimar outras políticas, especialmente por defender um curriculum organizado em competências.

Palavras-chave : educação superior; governança multiescalar; união europeia; política global..

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )