SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1Alfa tuning Latin America project: the relationship between elaboration and implementation in participating Brazilian universitiesImplications of SiSU in the democratization of access to higher education: the case of Unemat author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

MACIEL, Carina Elisabeth; ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira  and  SILVA, Miriam Ferreira de Abreu da. Acesso e permanência na educação superior: estratégias de ingresso mobilizadas no ‘Colégio Militar de Campo Grande’. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.5-6.  Epub Jan 02, 2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37648.

A trajetória de estudantes, em especial no que tange a acesso e permanência na educação superior, está intrinsecamente relacionada ao processo de escolarização, isto é, é determinada pela estruturação e ampliação do capital escolar na educação básica. Neste texto são discutidas as estratégias mobilizadas por uma escola pública de prestígio - como o Colégio Militar de Campo Grande -, que contribuem para o ingresso na educação superior. Busca-se compreender como os agentes e a instituição - colégio, famílias e estudantes - desenham um projeto que culmina em aprovações em cursos de nível superior no País e na região. As fontes utilizadas são relatórios oficiais do Sistema Colégio Militar do Brasil e o periódico do CMCG, dentre outros, - analisados com base em estudos bourdieusianos. Os resultados sinalizam que o Colégio Militar reúne elementos de ordem pedagógica e simbólica que geram ações e sentimentos de pertença em seus estudantes, que, uma vez mobilizados, produzem resultados positivos de acesso à educação superior.

Keywords : ensino médio; processo de escolarização; capital escolar; famílias; trajetória; universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )