SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Projeto alfa tuning América Latina: entre a elaboração e a implementação nas universidades brasileiras participantesImplicações do SiSU no processo de democratização do acesso à educação superior: o caso da Unemat índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MACIEL, Carina Elisabeth; ASSIS, Jacira Helena do Valle Pereira  e  SILVA, Miriam Ferreira de Abreu da. Acesso e permanência na educação superior: estratégias de ingresso mobilizadas no ‘Colégio Militar de Campo Grande’. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.5-6.  Epub 02-Jan-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37648.

A trajetória de estudantes, em especial no que tange a acesso e permanência na educação superior, está intrinsecamente relacionada ao processo de escolarização, isto é, é determinada pela estruturação e ampliação do capital escolar na educação básica. Neste texto são discutidas as estratégias mobilizadas por uma escola pública de prestígio - como o Colégio Militar de Campo Grande -, que contribuem para o ingresso na educação superior. Busca-se compreender como os agentes e a instituição - colégio, famílias e estudantes - desenham um projeto que culmina em aprovações em cursos de nível superior no País e na região. As fontes utilizadas são relatórios oficiais do Sistema Colégio Militar do Brasil e o periódico do CMCG, dentre outros, - analisados com base em estudos bourdieusianos. Os resultados sinalizam que o Colégio Militar reúne elementos de ordem pedagógica e simbólica que geram ações e sentimentos de pertença em seus estudantes, que, uma vez mobilizados, produzem resultados positivos de acesso à educação superior.

Palavras-chave : ensino médio; processo de escolarização; capital escolar; famílias; trajetória; universidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )