SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Acesso e permanência na educação superior: estratégias de ingresso mobilizadas no ‘Colégio Militar de Campo Grande’“A gente está sempre com a guilhotina no pescoço”: precariedade e violência no trabalho docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

LIMA, Elizeth Gonzaga dos Santos; MALANGE, Fernando Cezar Vieira  e  BORGES, Luiz Francisco. Implicações do SiSU no processo de democratização do acesso à educação superior: o caso da Unemat. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.7-8.  Epub 02-Jan-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37656.

A política nacional de democratização do acesso à educação superior do MEC, instituída pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), traz consigo mecanismos com propósitos de democratizar as vagas nos cursos superiores públicos. Em 2012, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aderiu ao SiSU; assim, em 2013, passa a ter duas principais formas de seleção (SiSU no primeiro semestre e vestibular no segundo semestre) de cada ano. Pesquisas realizadas afirmaram que o ingresso na Unemat já era democratizado. A questão que levantamos neste estudo é: com a adesão ao SiSU, o ingresso continuou democratizado? Assim, o objetivo da presente pesquisa é compreender a adesão ao SiSU no câmpus Universitário de Cáceres e sua relação com o processo de democratização da IES. Foi aqui adotada como tipo de pesquisa a abordagem quanti-qualitativa. O procedimento metodológico ocorreu em três etapas: análise documental; análise do banco de dados - Enem - e análise de dados do vestibular. Os instrumentos de pesquisa foram os questionários socioeconômicos do Enem e do vestibular/Unemat. Os resultados evidenciaram que houve várias mudanças na Unemat após a implementação do SiSU como forma de ingresso. Tais mudanças foram introduzidas no perfil acadêmico, nas políticas institucionais, na gestão administrativa e na gestão pedagógica.

Palavras-chave : educação superior; acesso; democratização; SiSU; perfil acadêmico.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )