SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Implicaciones del SiSU en el proceso de democratización del acceso a la educación superior: el caso de la UnematExpansión e interiorización de las universidades federales en el período de 2003 a 2014: perspectivas gubernamentales en debate índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SILVA, Solange Lopes da; RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos  y  MACHADO, Brenda Barros. “A gente está sempre com a guilhotina no pescoço”: precariedade e violência no trabalho docente. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.9-10.  Epub 02-Ene-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37657.

O atual cenário político-econômico tem gerado mudanças no ensino superior público, resultando na precariedade das condições e das relações laborais. Isto se materializa nas universidades, na figura dos professores substitutos, submetidos a um vínculo temporário. Nesse artigo, analisa-se a natureza da relação existente entre a precariedade, a ocorrência de violência no trabalho e suas repercussões subjetivas. Os dados aqui apresentados foram oriundos de uma pesquisa qualitativa, fruto de uma dissertação de mestrado, que usou o referencial teórico-metodológico da psicodinâmica do trabalho, em articulação com o materialismo histórico-dialético. Foram realizadas entrevistas com 28 professores, três gestores e 14 sessões coletivas, com seis docentes. Contemplou-se o cumprimento da resolução nº 510/16, do Conselho Nacional de Saúde, sobre a ética nas pesquisas em ciências sociais e humanas. Foram constatadas violências psicológicas no modo de organização do trabalho e nas relações estabelecidas, o que gera sofrimento e pode comprometer a saúde dos professores, embora não se tenha caracterizado a existência de patologias. Não obstante, o prazer no trabalho é vivenciado pelo sentido que este assume para os docentes e a sociedade, pelo grau de autonomia possibilitado no exercício das atribuições e ainda pelo reconhecimento vindo dos discentes.

Palabras clave : ensino superior; professor substituto; sofrimento no trabalho.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )