SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Implicações do SiSU no processo de democratização do acesso à educação superior: o caso da UnematExpansão e interiorização das universidades federais no período de 2003 a 2014: perspectivas governamentais em debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SILVA, Solange Lopes da; RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos  e  MACHADO, Brenda Barros. “A gente está sempre com a guilhotina no pescoço”: precariedade e violência no trabalho docente. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.9-10.  Epub 02-Jan-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37657.

O atual cenário político-econômico tem gerado mudanças no ensino superior público, resultando na precariedade das condições e das relações laborais. Isto se materializa nas universidades, na figura dos professores substitutos, submetidos a um vínculo temporário. Nesse artigo, analisa-se a natureza da relação existente entre a precariedade, a ocorrência de violência no trabalho e suas repercussões subjetivas. Os dados aqui apresentados foram oriundos de uma pesquisa qualitativa, fruto de uma dissertação de mestrado, que usou o referencial teórico-metodológico da psicodinâmica do trabalho, em articulação com o materialismo histórico-dialético. Foram realizadas entrevistas com 28 professores, três gestores e 14 sessões coletivas, com seis docentes. Contemplou-se o cumprimento da resolução nº 510/16, do Conselho Nacional de Saúde, sobre a ética nas pesquisas em ciências sociais e humanas. Foram constatadas violências psicológicas no modo de organização do trabalho e nas relações estabelecidas, o que gera sofrimento e pode comprometer a saúde dos professores, embora não se tenha caracterizado a existência de patologias. Não obstante, o prazer no trabalho é vivenciado pelo sentido que este assume para os docentes e a sociedade, pelo grau de autonomia possibilitado no exercício das atribuições e ainda pelo reconhecimento vindo dos discentes.

Palavras-chave : ensino superior; professor substituto; sofrimento no trabalho.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )