SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1‘Siempre estamos con la guillotina en el cuello’: precariedad y violencia en el trabajo docenteDeuda pública y financiación de la educación superior en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CAMARGO, Arlete Maria Monte de  y  ARAUJO, Israel Martins. Expansão e interiorização das universidades federais no período de 2003 a 2014: perspectivas governamentais em debate. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.11-12.  Epub 01-Feb-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37659.

A redução da influência do setor público na educação superior brasileira ocorreu desde o final do século passado, motivada pela falta de investimentos nesse setor. Os governos Lula da Silva (2003-2006) (2007-2011) mantiveram o fomento ao segmento privado, direcionando investimentos ao setor público com a preocupação em criar novas universidades federais com a perspectiva de interiorizá-las, já que a sede da maioria dessas universidades estava concentrada nas capitais dos estados. Dilma Rousseff (2011-2014) orientou-se pela mesma linha de seu antecessor, procurando dar continuidade a abertura de universidades no interior do país. Neste trabalho analisou-se a constituição dessa política com foco na interiorização, integração e regionalização da educação superior, base do processo de criação dessas universidades, que ocorre contraditoriamente às restrições orçamentárias existentes. Além do levantamento bibliográfico sobre a temática, utilizou-se dados secundários referentes à taxa de escolarização de educação superior e os sítios das universidades pesquisadas. Apesar das contradições que acompanham essa política, há indícios de que a política contribuiu para a diminuição das assimetrias regionais existentes no país, o que não impede que outros critérios tenham sido igualmente considerados.

Palabras clave : expansão da educação superior; interiorização; universidades federais.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )