SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Expansão e interiorização das universidades federais no período de 2003 a 2014: perspectivas governamentais em debatePolíticas, Gestão e Direito a Educação Superior: Novos Modos de Regulação e Tendências em Construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CHAVES, Vera Lúcia Jacob; REIS, Luiz Fernando  e  GUIMARAES, André Rodrigues. Dívida pública e financiamento da educação superior no Brasil. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.13-14.  Epub 02-Jan-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.37668.

Objetivo deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa realizada com a finalidade de analisar as implicações das políticas de ajuste fiscal no financiamento da educação superior brasileira, considerando o atendimento ao setor privado-mercantil, o orçamento destinado às universidades públicas federais e o pagamento da dívida pública, no período 2003-2016. Os dados financeiros foram extraídos do Tesouro Nacional, do Tribunal de Contas da União, do Senado Federal. Também se utilizaram documentos da KPMG Corporate Finance, da CM Consultoria, da Hoper Consultoria, da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) e da Bolsa de Valores de São Paulo. Os resultados indicam que, mesmo diante da ampliação dos recursos destinados às universidades públicas federais, os valores são consideravelmente inferiores aos destinados à dívida pública. Também fica evidente que a expansão e a lucratividade do setor privado-mercantil são incentivadas pelas políticas do governo federal por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Conclui-se, diante do congelamento dos gastos sociais federais nos próximos 20 anos, com a Emenda Constitucional n. 95/2016, aprofundando a política de ajuste fiscal, que as universidades públicas federais sofrerão consequências negativas para a sua manutenção, bem como será fortalecido o setor privado-mercantil.

Palavras-chave : ajuste fiscal; universidades federais; privado-mercantil; prouni; Fies.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )