SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1O direito à educação superior e a licenciatura em educação do campo no Pará: riscos e potencialidades de sua institucionalização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CERDEIRA, Luisa  e  CABRITO, Belmiro. Democratização e acessibilidade no ensino superior em Portugal: mudanças recentes. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.1, pp.19-20.  Epub 02-Jan-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i1.40632.

Em Portugal, desde há algumas décadas, assistiu-se a um crescimento explosivo da procura de ensino superior, o mesmo ocorrendo, aliás, com o número de graduações, evidenciando um processo de construção de um ensino superior de massas. Todavia, este crescimento terá tido efeitos significativos no nível de acessibilidade e na democratização do sistema? São estas as interrogações que fundamentam o presente artigo. Nesse sentido, os autores apresentam alguns conceitos de acessibilidade (geral e financeira) e, a partir do valor de indicadores de natureza académica (taxa real de escolarização e de graduação do ensino superior) e de natureza financeira (custos totais de educação, PIB per capita e Rendimento Mediano do País), bem como da estrutura económico-social dos estudantes do ensino superior em Portugal, em duas datas distintas, 2010 e 2015, discutem a evolução da acessibilidade e a democratização do ensino superior português, no período 2010-2015. Os autores concluem ter ocorrido um ligeiro acréscimo quer do nível de acessibilidade quer dos estratos sociais de recrutamento do ensino superior, mas permanecendo o país, ainda assim, muito aquém do que se verifica em alguns dos países parceiros de Portugal na União Europeia.

Palavras-chave : acessibilidade; ensino superior; Portugal..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )