SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Plays and interactions in didactic books for child education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

GEBRAN, Raimunda Abou  and  TREVIZAN, Zizi. As representações sociais na construção da identidade profissional e do trabalho docente. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.13-44.  Epub Mar 01, 2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.34534.

O objetivo desse artigo é partilhar do debate acadêmico sobre os modos de construção da identidade profissional dos docentes da Educação Básica e suas representações sociais sobre a profissão. Foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa com entrevista semiestruturada, envolvendo 19 professores de uma escola de Educação Básica do interior paulista. Os dados geraram três categorias de análise: a identidade e a atuação profissional dos professores e suas representações sobre a profissão docente; a construção da autonomia com vistas à efetivação de práticas educativas emancipatórias; e o senso crítico-ideológico do professor em seu contexto de atuação. O aporte epistemológico centrou-se nos estudos sobre representações sociais e profissionalização docente. Os resultados confirmaram que as estruturas sociais e culturais, historicamente constituídas, foram determinantes na construção da identidade profissional dos sujeitos da pesquisa e de suas representações sociais sobre a profissão.

Keywords : representação social; identidade docente; profissionalização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )