SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Los juegos y las interacciones en los libros didácticos para educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

GEBRAN, Raimunda Abou  y  TREVIZAN, Zizi. As representações sociais na construção da identidade profissional e do trabalho docente. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.13-44.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.34534.

O objetivo desse artigo é partilhar do debate acadêmico sobre os modos de construção da identidade profissional dos docentes da Educação Básica e suas representações sociais sobre a profissão. Foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa com entrevista semiestruturada, envolvendo 19 professores de uma escola de Educação Básica do interior paulista. Os dados geraram três categorias de análise: a identidade e a atuação profissional dos professores e suas representações sobre a profissão docente; a construção da autonomia com vistas à efetivação de práticas educativas emancipatórias; e o senso crítico-ideológico do professor em seu contexto de atuação. O aporte epistemológico centrou-se nos estudos sobre representações sociais e profissionalização docente. Os resultados confirmaram que as estruturas sociais e culturais, historicamente constituídas, foram determinantes na construção da identidade profissional dos sujeitos da pesquisa e de suas representações sociais sobre a profissão.

Palabras clave : representação social; identidade docente; profissionalização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )