SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2As brincadeiras e as interações nos livros didáticos para educação infantilA Educação Física do tempo do ‘pensado’ ao tempo do ‘vivido’: um estudo empírico/exploratório sobre representações e práticas docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

AMARAL, Mirian Maia do  e  SANTOS, Edméa Oliveira dos. Biopolíticas de currículo: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.5-6.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.36086.

Este artigo objetiva discutir as contribuições de Michel Foucault à Educação e o papel da biopolítica e suas inter-relações com o currículo nos cotidianos escolares. Apresentamos os aportes teórico-práticos de uma pesquisa-formação na cibercultura, realizada no contexto do curso de Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, no período de 2013-14, cuja característica fundamental consistiu em formar o Outro e nos formarmos no processo. Buscamos integrar pesquisa e docência na Educação Superior, mediante a criação de atos de currículo, apoiados em dispositivos materiais e intelectuais diversos, de onde emergiram processos e produtos de pesquisa que se constituíram efetivas ações de biopolíticas de currículo. Desse modo, identificamos um conjunto de indicadores agrupados nas dimensões integrativa, formativa e tecnológica, que propiciaram o desenvolvimento da autonomia e a emersão de autorias docentes e discentes, em diferentes linguagens e formatos, materializadas em narrativas textuais e imagéticas, em redes educativas e disponibilizadas no formato de REA - Recursos Educacionais Abertos.

Palavras-chave : cibercultura; atos de currículo; pesquisa-formação; autoria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )