SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Curriculum biopolitics: notes of a research-training in cybercultureJournal of pedagogy and its teaching conception for education in the Paraná state (1957 to 1966) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

RODRIGUES, Lucinda da Conceição Rebelo; CUNHA, António Camilo Teles Nascimento  and  MOREIRA, Evando Carlos. A Educação Física do tempo do ‘pensado’ ao tempo do ‘vivido’: um estudo empírico/exploratório sobre representações e práticas docentes. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.3-4.  Epub Mar 01, 2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.36121.

Este artigo tem por objetivo conhecer as representações e práticas dos professores de Educação Física, a lecionar em diferentes ciclos de ensino, relativamente ao movimento a partir do binômio ‘pensado’ (o movimento estruturado no currículo) e ‘vivido’ (aquele que é informal, não formal, de intencionalidade fenomenológica). Para isso, foram tomadas como referência dois paradigmas de abordagem do currículo e das práticas: A ‘Educação Física pensada’ - do currículo formal; e a Educação Física - a que vamos chamar de ‘vivida’ - vivida pelo ato espontâneo do brincar, do jogar, do experimentar, do contexto, da circunstância. O grupo (amostra) de estudo foi constituído por 10 professoras (5 do 2º ciclo e 5 do 3º ciclo). Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada, sendo depois feita uma análise qualitativa/conteúdo aos dados. Os resultados revelam visões similares e complementares sobre a problemática.

Keywords : educação física; movimento pensado; movimento vivido; escola.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )