SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Biopolíticas de currículo: notas de uma pesquisa-formação na ciberculturaRevista de Pedagogia e sua concepção de ensino para a educação paranaense (1957 a 1966) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

RODRIGUES, Lucinda da Conceição Rebelo; CUNHA, António Camilo Teles Nascimento  e  MOREIRA, Evando Carlos. A Educação Física do tempo do ‘pensado’ ao tempo do ‘vivido’: um estudo empírico/exploratório sobre representações e práticas docentes. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.3-4.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.36121.

Este artigo tem por objetivo conhecer as representações e práticas dos professores de Educação Física, a lecionar em diferentes ciclos de ensino, relativamente ao movimento a partir do binômio ‘pensado’ (o movimento estruturado no currículo) e ‘vivido’ (aquele que é informal, não formal, de intencionalidade fenomenológica). Para isso, foram tomadas como referência dois paradigmas de abordagem do currículo e das práticas: A ‘Educação Física pensada’ - do currículo formal; e a Educação Física - a que vamos chamar de ‘vivida’ - vivida pelo ato espontâneo do brincar, do jogar, do experimentar, do contexto, da circunstância. O grupo (amostra) de estudo foi constituído por 10 professoras (5 do 2º ciclo e 5 do 3º ciclo). Para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada, sendo depois feita uma análise qualitativa/conteúdo aos dados. Os resultados revelam visões similares e complementares sobre a problemática.

Palavras-chave : educação física; movimento pensado; movimento vivido; escola.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )