SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2A Educação Física do tempo do ‘pensado’ ao tempo do ‘vivido’: um estudo empírico/exploratório sobre representações e práticas docentesJuventudes e ensino médio: tensões e disputas pelos sentidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SILVA, Rossano. Revista de Pedagogia e sua concepção de ensino para a educação paranaense (1957 a 1966). Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.19-20.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.31236.

O objetivo do presente trabalho é investigar as concepções veiculadas na Revista de Pedagogia (1957 a 1966), no tocante às definições sobre os objetivos e estratégias de intervenção nas escolas isoladas, localizadas no Estado do Paraná. A Revista de Pedagogia teve à sua frente o intelectual e educador Erasmo Pilotto (1910-1992), considerado pela história da educação um dos principais articuladores da Escola Nova no Paraná. A revista em questão foi publicada pela Associação de Estudos Pedagógicos (1956-1970), instituição que teve como principal objetivo a formação de professores primários, buscando discutir planos, propostas e metodologias de ensino, especialmente pensadas para as escolas isoladas, divulgadas principalmente pela Revista de Pedagogia. O aporte teórico desta investigação baseia-se nas considerações de Bourdieu sobre o conceito de intelectual e de sua teoria praxiológica, a fim de analisar a contribuição de Pilotto para o campo educacional. Constituem-se como principais fontes deste trabalho a revista em questão, que contou com cinco volumes e 22 edições, ao lado das obras de Pilotto e Dottrens. Nas fontes citadas, foram analisadas as concepções de Pilotto e como esse se apropriou das contribuições sobre individualização do ensino, presentes na obra de Dottrens.

Palavras-chave : história da educação; história intelectua; impressos; formação de professores.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )