SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Journal of pedagogy and its teaching conception for education in the Paraná state (1957 to 1966)The scholar architecture in the construction of the republican imaginary author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

BACKES, José Licínio. Juventudes e ensino médio: tensões e disputas pelos sentidos. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.1-2.  Epub Mar 01, 2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.38320.

O artigo objetiva contribuir para o debate sobre o sentido do ensino médio para as juventudes no contexto atual. Para tanto apresenta as tensões e disputas históricas e as mais recentes em torno do ensino médio e as articula com os resultados de uma pesquisa de campo realizada com jovens do ensino médio de uma escola particular reconhecida como sendo de qualidade. Com base nos autores utilizados e na pesquisa efetuada, questiona a qualidade do ensino médio particular e argumenta que tanto ela quanto o sentido que este possui, ainda que fossem universalizados, não serviriam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Keywords : juventude; ensino médio; construção de sentido.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )