SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Revista de pedagogía y su concepción de enseñanza para la educación Paranaense (1957 a 1966)La arquitectura escolar en la construcción del imaginario republicano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

BACKES, José Licínio. Juventudes e ensino médio: tensões e disputas pelos sentidos. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.1-2.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.38320.

O artigo objetiva contribuir para o debate sobre o sentido do ensino médio para as juventudes no contexto atual. Para tanto apresenta as tensões e disputas históricas e as mais recentes em torno do ensino médio e as articula com os resultados de uma pesquisa de campo realizada com jovens do ensino médio de uma escola particular reconhecida como sendo de qualidade. Com base nos autores utilizados e na pesquisa efetuada, questiona a qualidade do ensino médio particular e argumenta que tanto ela quanto o sentido que este possui, ainda que fossem universalizados, não serviriam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Palabras clave : juventude; ensino médio; construção de sentido.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )