Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
BACKES, José Licínio. Juventudes e ensino médio: tensões e disputas pelos sentidos. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.1-2. Epub 01-Mar-2018. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.38320.
O artigo objetiva contribuir para o debate sobre o sentido do ensino médio para as juventudes no contexto atual. Para tanto apresenta as tensões e disputas históricas e as mais recentes em torno do ensino médio e as articula com os resultados de uma pesquisa de campo realizada com jovens do ensino médio de uma escola particular reconhecida como sendo de qualidade. Com base nos autores utilizados e na pesquisa efetuada, questiona a qualidade do ensino médio particular e argumenta que tanto ela quanto o sentido que este possui, ainda que fossem universalizados, não serviriam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Palavras-chave : juventude; ensino médio; construção de sentido.