SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2Revista de Pedagogia e sua concepção de ensino para a educação paranaense (1957 a 1966)A arquitetura escolar na construção do imaginário republicano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BACKES, José Licínio. Juventudes e ensino médio: tensões e disputas pelos sentidos. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.1-2.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.38320.

O artigo objetiva contribuir para o debate sobre o sentido do ensino médio para as juventudes no contexto atual. Para tanto apresenta as tensões e disputas históricas e as mais recentes em torno do ensino médio e as articula com os resultados de uma pesquisa de campo realizada com jovens do ensino médio de uma escola particular reconhecida como sendo de qualidade. Com base nos autores utilizados e na pesquisa efetuada, questiona a qualidade do ensino médio particular e argumenta que tanto ela quanto o sentido que este possui, ainda que fossem universalizados, não serviriam para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Palavras-chave : juventude; ensino médio; construção de sentido.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )