SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Youths and high school: tensions and fights for meaningsThe aesthetic literacy in the youth and adult education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

CRUZ, Paula Lorena Cavalcante Albano da  and  STAMATTO, Maria Inês Sucupira. A arquitetura escolar na construção do imaginário republicano. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.7-8.  Epub Mar 01, 2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.35554.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa, ainda em andamento, sobre instituições escolares. Tem por objeto de estudo o Grupo Escolar Barão de Mipibu, com recorte temporal de 1909 a 1920. Objetiva analisar, através do grupo escolar em estudo, como a arquitetura escolar contribuiu com a construção do imaginário republicano na sociedade norte-rio-grandense. Para embasar este trabalho, foram utilizados alguns autores, a saber: Moreira (2005), Escolano (2001), Bencostta (2005) e Le Goff (2004). Compreende-se que este estudo é importante para colaborar com a História da Educação brasileira, bem como com a da escola primária no Brasil. Por fim, entende-se que o Grupo Escolar Barão de Mipibu, inserido no contexto de criação de grupos escolares pelo país, foi instrumento da formação do imaginário social republicano por meio do seu espaço físico e da sua arquitetura.

Keywords : arquitetura; educação; República; imaginário.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )