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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CRUZ, Paula Lorena Cavalcante Albano da  e  STAMATTO, Maria Inês Sucupira. A arquitetura escolar na construção do imaginário republicano. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.7-8.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.35554.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa, ainda em andamento, sobre instituições escolares. Tem por objeto de estudo o Grupo Escolar Barão de Mipibu, com recorte temporal de 1909 a 1920. Objetiva analisar, através do grupo escolar em estudo, como a arquitetura escolar contribuiu com a construção do imaginário republicano na sociedade norte-rio-grandense. Para embasar este trabalho, foram utilizados alguns autores, a saber: Moreira (2005), Escolano (2001), Bencostta (2005) e Le Goff (2004). Compreende-se que este estudo é importante para colaborar com a História da Educação brasileira, bem como com a da escola primária no Brasil. Por fim, entende-se que o Grupo Escolar Barão de Mipibu, inserido no contexto de criação de grupos escolares pelo país, foi instrumento da formação do imaginário social republicano por meio do seu espaço físico e da sua arquitetura.

Palavras-chave : arquitetura; educação; República; imaginário.

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