SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2The scholar architecture in the construction of the republican imaginaryBetween the ideal and the real: propositions of the Basic Common Curriculum for the Elementary School of Minas Gerais and its transposition for use in the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ARAUJO, Gustavo Cunha de  and  MIGUEL, José Carlos. O letramento estético na educação de jovens e adultos. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.9-10.  Epub Mar 01, 2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.34902.

Este artigo resulta de uma pesquisa teórica e faz parte de um estudo mais amplo em desenvolvimento no programa de doutorado em educação, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Apresenta como objetivo entender qual a importância do letramento estético para o desenvolvimento da leitura e da escrita de estudantes jovens e adultos da educação do campo a partir de leituras e produções de histórias em quadrinhos. Este estudo se fundamenta na teoria Histórico-Cultural e tem como método o Experimento Didático-Formativo. Os instrumentos de registros de dados obtidos no campo da pesquisa são o diário de campo das observações realizadas em sala de aula, a gravação em áudio das entrevistas desses estudantes, além dos registros visuais das histórias em quadrinhos produzidos pelos alunos e gravações em vídeos das aulas. Para as análises dos dados obtidos, seguiremos a perspectiva do Materialismo Histórico Dialético. Ao considerar a leitura e a escrita como práticas sociais e culturais é que o letramento se mostra fundamental no processo educacional. Nesse sentido, entendemos que as histórias em quadrinhos são importantes instrumentos para o desenvolvimento da leitura e escrita do jovem e adulto do campo, ao aliar texto e imagem no processo de ensino e aprendizagem.

Keywords : arte educação; EJA; histórias em quadrinhos; educação do campo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )