SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2A arquitetura escolar na construção do imaginário republicanoEntre o ideal e o real: proposições do Currículo Básico Comum para o Ensino Fundamental de Minas Gerais e sua transposição para uso em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

ARAUJO, Gustavo Cunha de  e  MIGUEL, José Carlos. O letramento estético na educação de jovens e adultos. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.9-10.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.34902.

Este artigo resulta de uma pesquisa teórica e faz parte de um estudo mais amplo em desenvolvimento no programa de doutorado em educação, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Apresenta como objetivo entender qual a importância do letramento estético para o desenvolvimento da leitura e da escrita de estudantes jovens e adultos da educação do campo a partir de leituras e produções de histórias em quadrinhos. Este estudo se fundamenta na teoria Histórico-Cultural e tem como método o Experimento Didático-Formativo. Os instrumentos de registros de dados obtidos no campo da pesquisa são o diário de campo das observações realizadas em sala de aula, a gravação em áudio das entrevistas desses estudantes, além dos registros visuais das histórias em quadrinhos produzidos pelos alunos e gravações em vídeos das aulas. Para as análises dos dados obtidos, seguiremos a perspectiva do Materialismo Histórico Dialético. Ao considerar a leitura e a escrita como práticas sociais e culturais é que o letramento se mostra fundamental no processo educacional. Nesse sentido, entendemos que as histórias em quadrinhos são importantes instrumentos para o desenvolvimento da leitura e escrita do jovem e adulto do campo, ao aliar texto e imagem no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave : arte educação; EJA; histórias em quadrinhos; educação do campo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )