SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Between the ideal and the real: propositions of the Basic Common Curriculum for the Elementary School of Minas Gerais and its transposition for use in the classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

BURCI, Taissa Vieira Lozano  and  COSTA, Maria Luisa Furlan. Inclusão de pessoas com deficiência visual na educação a distância. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.15-16.  Epub Mar 01, 2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.32212.

Diante dos desafios educacionais, das mudanças sociais e legais voltadas à inclusão social, este artigo tem por objetivo apresentar os resultados obtidos na pesquisa de mestrado em Educação, que analisou o processo de inclusão educacional de pessoas com deficiência visual nos cursos de educação superior a distância no Brasil, por meio do uso das TDIC e da tecnologia assistiva. A pesquisa propôs-se a analisar 12 artigos a partir de cinco categorias de análises pré-definidas: contribuições da EaD para os estudantes com deficiência visual; mediação por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação e tecnologia assistiva; fragilidade da relação educação a distância e estudante com deficiência visual; desafios da prática pedagógica e do processo de aprendizagem; efetivação da inclusão educacional. Os resultados mostraram que os estudos sobre o assunto ainda são recentes, mas as pesquisas existentes afirmam que a educação a distância contribui com a inclusão educacional desses estudantes, uma vez que proporciona o acesso a uma educação de qualidade e garante aos estudantes os direitos previstos em lei. Os principais desafios são a mediação do professor, sua formação, a acessibilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem e o domínio do uso das tecnologias por parte de professores e estudantes.

Keywords : tecnologias digitais de informação e comunicação; tecnologia assistiva; educação superior no Brasil; educação a distância.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )