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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BURCI, Taissa Vieira Lozano  e  COSTA, Maria Luisa Furlan. Inclusão de pessoas com deficiência visual na educação a distância. Acta Scientiarum. Education [online]. 2018, vol.40, n.2, pp.15-16.  Epub 01-Mar-2018. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i2.32212.

Diante dos desafios educacionais, das mudanças sociais e legais voltadas à inclusão social, este artigo tem por objetivo apresentar os resultados obtidos na pesquisa de mestrado em Educação, que analisou o processo de inclusão educacional de pessoas com deficiência visual nos cursos de educação superior a distância no Brasil, por meio do uso das TDIC e da tecnologia assistiva. A pesquisa propôs-se a analisar 12 artigos a partir de cinco categorias de análises pré-definidas: contribuições da EaD para os estudantes com deficiência visual; mediação por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação e tecnologia assistiva; fragilidade da relação educação a distância e estudante com deficiência visual; desafios da prática pedagógica e do processo de aprendizagem; efetivação da inclusão educacional. Os resultados mostraram que os estudos sobre o assunto ainda são recentes, mas as pesquisas existentes afirmam que a educação a distância contribui com a inclusão educacional desses estudantes, uma vez que proporciona o acesso a uma educação de qualidade e garante aos estudantes os direitos previstos em lei. Os principais desafios são a mediação do professor, sua formação, a acessibilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem e o domínio do uso das tecnologias por parte de professores e estudantes.

Palavras-chave : tecnologias digitais de informação e comunicação; tecnologia assistiva; educação superior no Brasil; educação a distância.

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