SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Estratégias de desenvolvimento profissional docente em universidades públicas: similaridades e diferenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

GOLDSCHMIDT, Andréa Inês; SANTOS, Cíntia Daniele Silva dos  e  REHBEIN, Eliani Teichmann. Tijuana Jones e os caçadores das pirâmides perdidas. Acta Educ. [online]. 2018, vol.40, n.4, e31250. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.31250.

O artigo buscou investigar a importância do uso de jogos educativos para o ensino de ciências nos anos iniciais, por meio da elaboração e avaliação de uma metodologia lúdica, dinâmica e multidisciplinar, envolvendo um jogo educativo. A estratégia consiste em um jogo denominado “Tijuana Jones e os caçadores das pirâmides perdidas”. A atividade parte de uma história que mescla fatos e informações reais com dados fictícios, associando às pirâmides do Egito e sua história com a Pirâmide Alimentar e sua importância para a manutenção de uma alimentação e vida saudável. O jogo educativo foi testado com alunos de quarto ano do ensino fundamental, em uma escola pública de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul e, diante de uma análise qualitativa, foi muito bem avaliado. Na prática, os educandos puderam se envolver numa busca desafiadora e estimulante, a fim de desvendar um dos mistérios deixados pelo jovem faraó Tutankamon, o que repercutiu em grande interesse, participação e aprendizagem.

Palavras-chave : ensino em ciências; jogos didáticos; alimentação saudável; pirâmide alimentar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )