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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SELBACH, Paula Trindade da Silva  e  LUCE, Maria Beatriz. Estratégias de desenvolvimento profissional docente em universidades públicas: similaridades e diferenças. Acta Educ. [online]. 2018, vol.40, n.4, e32371. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.32371.

Neste estudo buscamos compreender o processo de definição das principais estratégias desenvolvidas pelos movimentos de formação pedagógica em cinco universidades públicas do Brasil. Especificamente, pretendemos saber como ocorre a articulação da pedagogia universitária com as diferentes áreas do conhecimento, descrever as estratégias desenvolvidas e perceber as condições que facilitam e/ou dificultam seu empreendimento. A pesquisa contou com a colaboração de sete gestores que participavam da organização e planejamento dessas estratégias. Os resultados revelaram que: as principais estratégias utilizadas são palestras, seminários e oficinas; apenas uma das instituições utiliza atividades mediadas por tecnologias, como a teleformação; as universidades evidenciaram dificuldades para constituir e fortalecer grupos que congreguem docentes e técnicos para o enfrentamento de questões da prática de ensino, em face das especificidades da instituição; pouco foi mencionado sobre organizar e valorizar grupos internos com este objetivo, o que permite supor que não estejam contando com pesquisadores especializados ou considerando suficientemente a literatura e experiências deste escopo. Ao final, apontamos que novos estudos poderiam aprofundar o conhecimento sobre os impasses e seus condicionantes, assim, auxiliar no desenvolvimento de alternativas, inovações organizacionais e programáticas para melhorar os processos de ensinar e aprender na educação superior brasileira.

Palavras-chave : palestras; seminários; oficinas; teleformação.

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