SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Education for life in a technological age: the Journal Ensino Industrial in 1962-1964Undergraduate courses in Sinaes: the institutional practice between national and international parameters for evaluation and accreditation of quality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 2178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ALMEIDA, Janaina Aparecida de Mattos  and  MARTINS, Fernando José. A formação continuada do professor no desenvolvimento brasileiro e sua relação com as diretrizes cepalinas nas décadas de 1960-1970. Acta Educ. [online]. 2018, vol.40, n.4, e32791. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.32791.

O fundamento do qual partimos é que o fomento e as demandas por políticas de formação continuada dos professores têm base histórica em condições relacionadas ao contexto do desenvolvimento brasileiro atrelado às orientações e diretrizes internacionais, especialmente da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) a partir da década de 1960. O objetivo do presente texto é analisar, à luz do materialismo histórico dialético, tal relação, considerando, o relatório das conclusões e as recomendações da Conferência sobre a Educação e o Desenvolvimento Econômico e Social na América Latina, realizada em Santiago do Chile em 1962, em que os temas formação, intensificação, aperfeiçoamento e capacitação docente são explicitados como os suportes humanos da educação e como estratégias fundamentais para alavancar o desenvolvimento econômico brasileiro. O estudo apresentado é uma revisão bibliográfica e documental e tem a pretensão de contribuir com a ampliação do debate e explicitação das necessidades inerentes a esse contexto por políticas de formação continuada dos professores e, como contraponto, evidenciar os movimentos dos educadores contra hegemônicos antagônicos à linearidade da implantação dessas diretrizes.

Keywords : políticas públicas de educação; formação continuada dos professores; diretrizes cepalinas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )