SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Cursos de graduação no Sinaes: a prática institucional entre parâmetros nacionais e internacionais de avaliação e acreditação da qualidadeFacetas da (im)potência viril na Revista Careta: educação e masculinidades no Estado Novo (1937-1945) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

GALAK, Eduardo Lautaro; GOMES, Ivan Marcelo  e  ZOBOLI, Fabio. De projetos da ciência à fabricação em série: educação do corpo, biopolítica e eugenia em Wakolda. Acta Educ. [online]. 2018, vol.40, n.4, e40985. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.40985.

O filme Wakolda (2013) da cineasta argentina Lucía Puenzo toma emprestado o nome de uma boneca que representa a passagem da singularidade ao corpo projetado, fabricado e montado para ser produzido em série, servindo como metáfora do sonho/pesadelo da ciência moderna em criar corpos perfeitos através do aperfeiçoamento da raça humana. A narrativa fílmica de Puenzo é uma mistura de história com caráter biográfico em meio a contextos fictícios na medida em que trata da passagem do refugiado médico nazista alemão Josef Mengele pela Argentina. Wakolda representa a tensão entre diferença e homogeneização dos corpos ao propor a fabricação, via o emparelhamento genético, de uma melhor raça. O texto tem como objetivo tencionar a biopolítica e a educação dos corpos sob o viés do conhecimento médico eugênico, partindo do pressuposto de que este denota um corpo submetido a uma tecnocracia do saber científico.

Palavras-chave : corpo; biopolítica; eugenia; filme Wakolda.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )