SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número4Facetas da (im)potência viril na Revista Careta: educação e masculinidades no Estado Novo (1937-1945)Biografia e Cinema na História da Educação: aspectos da profissão docente no filme ‘São João Batista de La Salle: padroeiro dos professores’ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 2178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. Cinema como lugar de memória da formação musical e prática docente. Acta Educ. [online]. 2018, vol.40, n.4, e41964. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v40i4.41964.

Este trabalho traz à baila a Coleção Pianistas Brasileiras, constituída por três documentários biográficos, referindo-a como um lugar de memória. Numa perspectiva da História da Educação, tem-se como objetivo analisar de que maneira Norma Bengell, mentora da obra cinematográfica, abordou a formação pianística e a atuação docente das três brasileiras nos filmes que compõem a coleção; a saber: Infinitamente Guiomar Novaes (2003); Antonietta Rudge: o êxtase em movimento (2003) e Magda Tagliaferro: o mundo dentro de um piano (2004). Destacam-se também, no decorrer do artigo, as fontes escritas, iconográficas e orais mobilizadas pela cineasta nesses filmes. Como resultado, foi possível compreender que a produção cinematográfica em questão releva o apoio familiar na consolidação da formação musical das concertistas, proporcionando-lhes períodos de estudo na Europa; e estabelece a ação docente das três como um mecanismo de circularidade do saber musical no Brasil.

Palavras-chave : história da educação; documentário biográfico; ensino de piano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )